quarta-feira, 10 de março de 2010

A importância de Lavar as Mãos antes de qualquer refeição!!!!

Apesar de simples, esta não é um hábito banal. Basta atentar numa toalha usada por uma criança – no turco ficam manchas de sujidade que denuncia que as mãos não foram lavadas, apenas passadas por água. Lavar as mãos deve ser uma rotina, mas há momentos em que existe o risco potencial de contágio – os germes estão em toda a parte à espera de uma oportunidade: estão num espirro, numa fruta que se come com casca, numa fralda de bebé (suja, está claro), na terra de um canteiro de jardim, num tapete… Nessas alturas a água e o sabonete são os nossos melhores amigos e 15 segundos vigorosos e rigorosos bastam para que a doença vá pelo cano…

Como lavar as mãos?
-Use água limpa e corrente;
-Use sabonete, esfregando durante 10 a 15 segundos, insistindo no espaço entre os dedos e debaixo das unhas (um dos locais preferidos dos germes) e sem esquecer os pulsos;
- Enxagúe muito bem até o sabonete com parecer todo sabonete;
- Seque bem com uma toalha limpa (nos espaços públicos use apenas toalhas descartáveis).

Quando lavar as mãos?
-Antes de manipular alimentos;
-Antes de uma refeição;
-Depois de usar a casa – de – banho;
-Depois de limpar a casa;
- Depois de tocar em animais, mesmo sendo de estimação;
-Depois de espirrar, de tossir, de se assoar;
-Depois de uma actividade no exterior, como jardinagem, brincar no parque ou passear o cão;
-Depois de visitar alguém doente.

O hábito de lavar as mãos previne as doenças cuja transmissão se dá pelo contato. A mão, uma vez contaminada, pode carregar o agente infeccioso para as mucosas da boca e dos olhos, por exemplo, e desta forma propiciar a transmissão do agente. As principais doenças, no nosso meio, transmissíveis pelo contato são a conjuntivite, a hepatite A, as diarréias infecciosas, a rubéola, a catapora e a escabiose.

O tratamento dessas doenças depende do tipo de agente infeccioso. “Por vezes, o tratamento é só de suporte, mas por vezes pode ser utilizado antibióticos ou anti-virais, dependendo do microrganismo em questão e da existência de tratamento específico”, afirma.

Em ambientes públicos cuidados, o papel e o sabão líquido são mais indicados que o uso de toalha de tecido e sabonete em pedra, uma vez que esses últimos têm maior risco de contaminação.