quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Praticar exercícios é tão bom quanto tomar remédios para curar enxaqueca, destaca estudo

Estudo indica que os exercícios físicos têm a mesma eficiência que os remédios.

Para curar enxaquecas, médicos costumam indicar medicamentos como topiramato, que já provou ser eficaz para aliviar dores de cabeça. Mas uma outra opção poderá ser usado pelos profissionais, pois de acordo com estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, exercícios físicos têm a mesma eficiência que os remédios.

A prática de atividades físicas já era indicada por alguns médicos, mas o estudo publicado na revista Cephalalgia confirmou a eficácia de 40 minutos de exercícios para quem sofre com as dores de cabeça.

No total os cientistas observaram 91 pacientes e os dividiram em três grupos: um que se exercitou por 40 minutos três dias por semana, outro que fez exercícios de relaxamento e outro que apenas tomou a medicação.

Por três meses os pacientes foram monitorados com relação a dores, qualidade de vida, capacidade aeróbica e níveis de atividade.

O resultado apontou que o número de pacientes que não tiveram mais dores aumentou em todos os três grupos, sem diferença do tipo de tratamento escolhido.

A conclusão do estudo é de que a prática de exercícios físicos pode ser útil para quem tem enxaqueca e não pode tomar remédios para resolver o problema. 

Professora de Educação Física é eleita 'Educadora do Ano de 2011'

Fernanda Pedrosa de Paula, venceu concurso que envolvia outros 2.828 educadores. O projeto vencedor tem o nome de "Respeitável público: o circo na escola".
 
Do lado de fora da estação Julio Prestes, frio e chuva fina davam um boas-vindas tipicamente paulistano aos mais de 1.200 convidados que chegavam à sala São Paulo, no coração da capital. Clima bem diferente os aguardava do lado de dentro: animação, orgulho e emoção deram o tom da maior premiação da Educação brasileira. Centenas de professores, gestores públicos e autoridades como o ministro da Educação, Fernando Haddad, o secretário estadual de Educação, Herman Woordwald e o secretário do município, Alexandre Schneider prestigiaram o evento. As estrelas da noite, entretanto, eram quase para contar nos dedos: uma coordenadora pedagógica e dez professores escolhidos como vencedores do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10. Seus projetos, uma seleta do melhor ensino do país.
Escolhidos por 14 especialistas de diferentes áreas da Educação, os trabalhos vencedores destacaram-se dentro de um universo de 2.828 inscritos, enviados por professores de todas as regiões do Brasil. Um a um, os educadores vencedores eram anunciados pela atriz Denise Fraga, que conduziu a cerimônia. Em vídeos breves e tocantes, a plateia teve acesso a uma amostra dos onze projetos. Em cena, ideias transformadas em prática pedagógica eficaz, norteadas pela coerência nas sequências de atividades e processos avaliativos. No fim de cada projeção, a certeza de que as intenções cumpriram seu propósito. Geraram aprendizado.

Já pelo fim da festa, à fruição do show de João Bosco somou-se um outro ingrediente já comum a cada edição do Prêmio: o suspense. Aos som dos primeiros acordes do violão, um grupo de seis pessoas precisou se retirar da sala. Seus nomes são referência no mundo da Educação: Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; Nilson José Machado, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Sofia Lerche Vieira, docente da Universidade Federal do Ceará; Sonia Madi, coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa; Vera Placco, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e Ruy Aguiar, especialista de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infâcia (Unicef). Coube a eles a tarefa de escolher, entre os 11 finalistas, quem seria eleito Educador do Ano. “Em 2011, o conjunto de projetos esteve particularmente forte, motivo de orgulho para todos os envolvidos no processo”, afirma Regina Scarpa, presidente do júri coordenadora pedagógica da FVC.

Às 22h30, a voz de Roberto Civita, presidente do conselho da Fundação Victor Civita pôs fim ao suspense. “Sem discurso. A educadora do ano é Fernanda Pedrosa de Paula”, representante de Minas Gerais, autora do projeto "Respeitável público: o circo na escola" que jogou luz ao trabalho de consciência corporal e inclusão de alunos com deficiência na Educação Física, com turmas de 4º e 5º anos. “Almejamos que a valorização do educador seja inerente à profissão de professor”, discursou, emocionada, enquanto a Sala São Paulo reconhecia o mérito de pé, aos aplausos.
 

Conheça os limites da malhação para quem está gripado

Atividade física estimula as células do sistema imunológico, mas tem de ser realizada no momento certo.

Uma investigação divulgada pelo American College of Sports Medicine, e noticiada pelo Saúde Plena, chegou à conclusão de que a prática de esportes é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas da gripe. Essa novidade é justificada pelos cientistas responsáveis pelo estudo graças ao fato de que a atividade física estimularia as células do sistema imunológico, favorecendo a luta do organismo contra a infecção.

A descoberta, divulgada em maio deste ano, bota em cheque uma velha desculpa de praticantes da malhação para interromperem os seus treinos em virtude da doença. Algumas pessoas chegam a se “entregar” totalmente para o desconforto e ficar várias horas na cama sem que a gripe seja tão severa e acabam perdendo uma ótima motivação para se exercitarem. Se a atividade for realizada de forma moderada, pode favorecer a melhora e ajudar a reduzir os sintomas mais incômodos.

Mas afinal, até que limite podemos malhar com a gripe e evitar perder o que ganhamos nos treinos anteriores? Os especialistas do American College of Sports Medicine, principal instituição americana de medicina esportiva, explicam o que deve fazer quem já foi pego pela doença:

Liberado

Fazer 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse.

Voltar à ginástica quando estiver quase recuperado. Especialistas explicam que as endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar sintomas leves.

Ficar na cama se a dor se espalhar além da cabeça. Ou seja, se tiver febre, infecção nas vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmões), febre e dores no corpo, descanse.

Desaconselhável

Malhar até transpirar, o que não vai expulsar vírus e bactérias e curá-la. Forçar a barra não adianta. Tentar levar o corpo além do limite pode agravar a condição do paciente, que é sensível.

Retomar os treinos logo depois de sair de uma gripe forte. O ideal é esperar pelo menos duas semanas e voltar aos poucos. O corpo precisa de um tempo para readquirir a condição saudável e livre do vírus.
 
FONTE: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/conheca-os-limites-da-malhacao-para-quem-esta-gripado

Sete atividades físicas para uma gravidez mais saudável

Veja quais são os exercícios mais indicados por especialistas para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres no período de gestação.

Se você está grávida e anda reclamando de dores na lombar e falta de disposição, pode estar faltando uma atividade física na sua rotina. Os benefícios de praticar exercícios durante a gestação vão muito além do controle de peso, chegando à melhora da postura e das condições cardiocirculatórias, à prevenção de diabetes gestacional e ao alívio do estresse e tensões. Colocar o corpo em movimento libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe. “Atividade fisica é superindicada para gestantes, salvo os casos em que a paciente tenha alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas”, afirma o ginecologista Aléssio Calil Mathias, do Hospital São Luiz (SP).

Geralmente, a indicação é incluir os exercícios a partir do primeiro trimestre de gravidez, com liberação prévia do obstetra. Entre as modalidades mais recomendadas pelos médicos estão aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, ioga e pilates (veja lista de atividades abaixo). “Caminhar meia hora por dia também é ótimo, pois vai melhorar muito a função cardiorrespiratória da gestante”, recomenda o médico.

A ginecologista Cristine Lima Nogueira, dos hospitais Badim e Israelita Albert Sabin (RJ), explica que algumas atividades são contraindicadas. É o caso de esportes de contato, como futebol, vôlei e basquete, por conta do risco de choques contra a barriga. Segundo ela, as grávidas também devem evitar andar de bicicleta, a alteração do centro de gravidade, ocorrida durante a gestação, pode causar quedas. Na lista de proibições constam ainda andar a cavalo e de patins e mergulhar.

Outra recomendação importante antes de iniciar qualquer atividade física é vestir roupas leves, usar um calçado confortável, alimentar-se adequadamente e tomar bastante líquido para hidratar, tanto antes como depois dos exercícios. Também é imprescindível respeitar os limites do corpo. A qualquer alteração ou desconforto, suspenda a prática e consulte o obstetra.

Veja as atividades indicadas pelos especialistas.

1. Musculação

Apesar de parecer incompatível com a gestação, a musculação pode, sim, ser adotada na gravidez, especialmente se a mulher já praticava a modalidade. Mas não é liberada por todos os médicos e é preciso consultar o ginecologista.

“Se bem orientada é uma atividade muito interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural, mas há sempre a necessidade de realizar ajustes, conforme a individualidade de cada gestante”, informa a educadora física Gizele Monteiro, especialista em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes: com Base no Método Mais Vida” (Editora Phorte).

2. Pilates

O pilates é uma das modalidades mais praticadas pelas mulheres grávidas. No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes.

A instrutora Gylian Dib, do Núcleo do Corpo (SP), explica que a modalidade ajuda no fortalecimento muscular e na região pélvica – importante para o parto normal –, melhora a distribuição do peso corporal, alivia desconfortos lombares e amplia o ganho de força para tarefas do dia a dia. “Precisamos acompanhar a evolução da gestação para fazer a adequação dos focos do trabalho, bem como conhecer profundamente o repertório de movimentos para adaptá-los com o máximo de rendimento”, diz.

3. Hidroginástica

A hidroginástica ainda é a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nesta fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas. No entanto, há de se tomar cuidado com o local escolhido para a prática, pois as aulas devem ser específicas para grávidas.

“A hidro é um exercício físico com intensidade moderada, porém a flutuabilidade da água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto. A sua prática também contribui para amenizar as dores do parto, reduzindo assim a necessidade de anestesia”, explica a ginecologista Cristine Lima Nogueira.

Grávidas também podem fazer natação.

4. Caminhada

Caminhar em esteira ou ao ar livre é um exercício sem impacto, liberado para gestantes que não faziam exercícios. É uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos, por ser uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

5. Ioga

A prática da ioga é ótima para deixar a gestante mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. A modalidade trabalha com técnicas de respiração e relaxamento que podem ser extremamente úteis na hora do parto, além de aliviar o estresse.

“Por ser uma atividade física de baixo impacto, a ioga é bastante indicada para gestantes, mas deve ser sempre bem orientada, preferencialmente com o acompanhamento de um profissional”, explica o personal trainer Beto Fernandes, especializado em exercício físico aplicado a grupos especiais, entre eles as grávidas.

6. Alongamento

Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante para as gestantes. A prática também proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.

“O alongamento deve fazer parte de todo programa para gestantes, mas também deve haver o cuidado com o excesso, pois os ligamentos e articulações neste período estão mais sensíveis pelos hormônios”, afirma a educadora física Gizele Monteiro.

7. Treinamento funcional

O treinamento funcional é composto por um “combinado” de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação. Já há profissionais no mercado que desenvolvem um programa de treinamento funcional específico e adaptado às gestantes – retirando, é claro, exercícios arriscados e de instabilidade.

“Na gravidez, a orientação deve ser sempre a segurança da gestante, não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício”, completa a educadora física Gizele Monteiro.
 

LINKS PARA BAIXAR LIVROS E ARTIGOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO FÍSICA

Hidroginástica Manual Básicohttp://www.4shared.com/file/18592938/734c17bb/Hidroginstica_Manual_Bsico.html?s=1


Introdução ao Xadrezhttp://www.4shared.com/file/22214777/afe09e2c/Introduo_ao_Xadrez.html?s=1


METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Coletivo de Autores - LIVROnovo linkhttp://www.4shared.com/get/68799069/e6e1c7f4/METODOLOGIA_DO_ENSINO_DE_EDUCAO_FSICA_-_Coletivo_de_Autores_-_LIVRO.html


Livro dos Jogos e das Brincadeiras. http://www.megaupload.com/pt/?d=KPTZBCSA

Treinamento de Tenis de Mesa. - videohttp://www.megaupload.com/pt/?d=QYROULU0

A ALONGUE SEhttp://www.4shared.com/file/51729261/8779e889/A_ALONGUE_SE.html?s=1

Apostila Futsalhttp://www.4shared.com/file/48235172/7b6474dd/Apostila_Futsal.html?s=1

Regras de Futebol de campo 2008/2009
http://www.cbf.com.br/regras/livroderegras_2008_2009_v2.pdf

Dieta para melhorar o abdomen - The Abs Diet (Mens Health).pdf..http://www.4shared.com/get/54873406/4ff95478/Dieta_para_melhorar_o_abdomen_-_The_Abs_Diet__Mens_Health_.html

A arte da capoeira
http://www.tiosam.com/redirect.asp?site=http://vbookstore.uol.com.br/nacional/adorno/capoeira.shtml

alongamento_todos
http://www.4shared.com/file/10749339/586a0e27/alongamento_todos.html?s=1

EDUCAÇÃO FÍSICA REORIENTAÇÃO CURRICULAR
http://www.ccmn.ufrj.br/extensao/material/SEE_edfisica_1_88.pdf
3dv4ld0 –

Livro - Manual de Primeiros Socorros - MS
http://www.4shared.com/file/38399824/215e6387/Livro_-_Manual_de_Primeiros_Socorros_-_Ministerio_da_Saude.html?s=1

Primeiros Socorros
http://www.4shared.com/file/36886730/6b8f639a/Primeiros_Socorros.html?s=1

Artigo - Condicionamento de Idosos
http://www.4shared.com/file/40411339/9b4ad572/Garcia_et_al_-_Grupos_Especiais_-_2007.html?s=1

Regras Oficiais de Basquetebol 2008
http://www.abbraga.com/admin/uploads/interpretacoes_2008__portugues.pdf

jogos_cooperativos_02.pdf
http://www.4shared.com/get/39480402/80b0062/jogos_cooperativos_02.html

Manual de ergonomia
http://www.4shared.com/get/46145591/1f6c75d6/Manual_de_ergonomia.html

Introdução à Ergonomia
http://www.4shared.com/get/18676750/97954e9d/Introduo__Ergonomia.html

Medidas e Avaliação em Educação Física
http://www.4shared.com/get/18626404/27294fe8/Medidas_e_Avaliao_em_Educao_Fsica.html

INTRODUÇÃO_A_EDF. LIVRO DE GO TANI.doc
http://www.4shared.com/get/26932711/d1fa44f3/INTRODUO_A_EDF_LIVRO_DE_GO_TANI.html

Capoeira - Cadernos de Folclore - Édison Carneiro.
http://www.4shared.com/get/28056313/4fefc561/Capoeira_-_Cadernos_de_Folclore_-_dison_Carneiro.html

o livro de massagem - anatomia dos musculos
http://www.4shared.com/file/17215366/a2fe7806/o_livro_de_massagem_-_anatomia_dos_musculos.html?s=1

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalhttp://www.boletimef.org/?canal=12&file=22


Os bastidores da regulamentação do profissional de Educação Físicahttp://www.boletimef.org/?canal=12&file=635


Educação física escolar. Da alienação à libertação. 150 páginas [RESENHA].http://www.boletimef.org/?canal=12&file=1426


Fases do desenvolvimento motor(Gallahue).dochttp://www.4shared.com/file/59273169/4f9b6e22/Fases_do_desenvolvimento_motor_Gallahue_.html?s=1


 Brincando com sucatashttp://www.4shared.com/get/56288197/8ca23fd3/ATIVIDADES_COM_SUCATAS.html

As Diferenças Entre o Esporte da Escolae o Esporte na Escolahttp://www.4shared.com/get/18620705/77039efb/diferencas_esporte.html


DIDÁTICA - Velhos e Novos Temashttp://www.4shared.com/file/18676174/a64394b4/DIDTICA_-_Velhos_e_Novos_Temas.html?dirPwdVerified=374ef5ce


Diagnóstico de Sobrepeso e Obesidade em Escolares Utilização do Índice de Massa Corporal Segundo Padrão Internacional - Rodolfo Giugliano e Ana L. P. Melo.http://www.4shared.com/get/24097924/4ddd66c7/Diagnstico_de_Sobrepeso_e_Obesidade_em_Escolares_Utilizao_do_ndice_de_Massa_Corporal_Segundo_Padro_Internacional_-_Rodolfo_Giugliano_e_Ana_L_P_Melo.html


Coluna Vertebral - Conhecimentos Básicoshttp://www.4shared.com/get/18563868/3515797d/Coluna_Vertebral_-_Conhecimentos_Bsicos.html


Brincalhão - uma brinquedoteca intinerante.http://www.4shared.com/get/18671051/780a5037/Brincalho_-_uma_brinquedoteca_intinerante.html

Antropometria na Ergonomiahttp://www.4shared.com/file/18671003/eb73c55e/Antropometria_na_Ergonomia.html?dirPwdVerified=374ef5ce
 

atlas de anatomia - portuguêshttp://www.4shared.com/file/18560274/3a9a2e2f/atlas_de_anatomia_-_portugus.html?dirPwdVerified=374ef5ce

Apostila_03 - Medidas Antropométricashttp://www.4shared.com/get/18613605/23d421f2/Apostila_03_-_Medidas_Antropomtricas.html

Apostila_04 - Avaliação da Composição Corporalhttp://www.4shared.com/get/18613839/bd11310/Apostila_04_-_Avaliao_da_Composio_Corporal.html

Apostila Brincadeiras e Jogoshttp://www.4shared.com/get/18692778/9b2a8d1b/Apostila_Brincadeiras_e_Jogos.html








  ACSM - Osteoporose e exercíciohttp://www.4shared.com/file/18614509/b5f3eb39/ACSM_-_Osteoporose_e_exerccio.html?dirPwdVerified=374ef5ce

ACSM - Exercício e Atividade Física para pessoas idosashttp://www.4shared.com/file/18613943/a58706fe/ACSM_-_Exerccio_e_Atividade_Fsica_para_pessoas_idosas.html?dirPwdVerified=374ef5ce

TEXTOS PEDAGÓGICOS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAhttp://www.4shared.com/file/29338952/1e6f4eac/TEXTOS_PEDAGGICOS_SOBRE_O_ENSINO_DA_EDUCAO_FSICA.html?s=1


Guyton_e_Hall_-_Tratado_de_Fisiologia_Médica_e_Fisiologia_Humana_e_Mecanismos_das_Doençashttp://www.esnips.com/doc/87d64cc2-e17a-4e6b-b72c-6c1b4ec2fb06/Guyton-e-Hall---Tratado-de-Fisiologia-Médica-e-Fisiologia-Humana-e-Mecanismos-das-Doenças

Rosangela_Pires_dos_Santos_-_Psicomotricidadehttp://www.esnips.com/doc/a83f47b9-0ea6-4e23-90e2-dff0eae32bc9/Rosangela-Pires-dos-Santos---Psicomotricidade


Temas_em_Educação_Física_Adaptadahttp://www.esnips.com/doc/5fd3e532-16a6-46cb-9b46-f38ff5076ad8/Temas-em-Educação-Física-Adaptada

martins co 2005- tese sobre ginastica laboralhttp://www.4shared.com/file/2482458/c93a3bf9/martins_co_2005-_tese_sobre_ginastica_laboral.html?s=1

GINASTICA_LABORAL rev.http://www.4shared.com/file/39860188/ee3edf85/GINASTICA_LABORAL.html?s=1

O Sentar, A Ergonomiahttp://www.4shared.com/file/18677211/3a891e81/O_Sentar_A_Ergonomia.html?s=1

PACOTE CONTENDO UMA APOSTILA, DOIS LIVROS E ALGUNS VIDEOS DEMONSTRATIVOS DE EXERCICIOS http://www.nivaldomadeiras.com.br/musculacao/

Avaliação Física - varios materias!!!!http://www.4shared.com/dir/2573217/ff21a96b/Avaliao_Fisica.html

O Que é Educaçãoo Física - Vitor Marinho de Oliveirahttp://www.4shared.com/file/18632808/95874440/O_Que__Educaoo_Fsica_-_Vitor_Marinho_de_Oliveira.html?s=1

Apostilla Hidroginasticahttp://www.4shared.com/file/10385416/eb1b771e/apostilla_hidroginastica.html?s=1

Treinamento Hidroginasticahttp://www.4shared.com/file/8859404/41d85f12/treinamento_hidroginastica.html?s=1

Exercícios de Alongamento e Relaxamento no Ambiente de Trabalhohttp://www.4shared.com/file/32348892/cf95e3e3/Exerccios_de_Alongamento_e_Relaxamento_no_Ambiente_de_Traba.html?s=1

Diversas Apresentaçõeshttp://www.4shared.com/dir/739028/65617e15/Apresentaes.html

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.http://www.boletimef.org/?canal=12&file=22


Artigos, Monografia entre outro, muito bom!!!http://www.boletimef.org/?canal=12&p=&c=1&clasPor=3&clasOrd=DESC


Livro Didático Público - Conteúdo Estruturante: ESPORTE
http://www.seed.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_resultadoBuscaLivro.php


Livro Didático Público - Conteúdo Estruturante: DANÇA http://www.seed.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_resultadoBuscaLivro.php


Livro Didático Público - Conteúdo Estruturante: GINÁSTICA http://www.seed.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_resultadoBuscaLivro.php



Livro Didático Público - Conteúdo Estruturante: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS http://www.seed.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_resultadoBuscaLivro.php


Livro Didático Público - Conteúdo Estruturante: LUTAS http://www.seed.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_resultadoBuscaLivro.php

O Corpo Falahttp://catatudodownloads.zip.net/livros/o_corpo_fala.html

Doenças crônico-degenerativas e obesidadehttp://www.4shared.com/file/38337003/2970aa8c/Doenas_crnico-degenerativas_e_obesidade.html?s=1

Manual Hipertensao Diabeteshttp://www.4shared.com/file/10100756/c75716bb/manual_hipertensao_diabetes.html?s=1

APOSTILA APRENDIZAGEM MOTORA http://www.4shared.com/file/6980336/9f4f58bb/APOSTILA_APRENDIZAGEM_MOTORA_2005.html?dirPwdVerified=aae6a3c5


 Pedagogia do Oprimido - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19011243/73f5c93d/Pedagogia_do_Oprimido_-_Paulo_Freire.html?s=1



Politica e Educação - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19011292/b15c87e6/Politica_e_Educao_-_Paulo_Freire.html?s=1


Paulo Freire - Pedagogia da Autonomiahttp://www.4shared.com/file/21184886/ee4fff0a/EBOOK_-_Paulo_Freire_-_Pedagogia_da_Autonomia.html?s=1


Educação e Mudança - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19010230/1d016925/Educao_e_Mudana_-_Paulo_Freire.html?s=1


A Importancia do Ato de Ler - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19010039/675905ef/A_Importancia_do_Ato_de_Ler_-_Paulo_Freire.html?s=1


Por Uma Pedagogia da Pergunta - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19011527/278dbc27/Por_Uma_Pedagogia_da_Pergunta_-_Paulo_Freire.html?s=1


Paulo Freire - Pedagogia, dialogo e conflitohttp://www.4shared.com/file/15578746/6071beb4/Paulo_Freire_-_Pedagogia_dialogo_e_conflito.html?s=1


Paulo Freire - Acao Cultural para a Liberdadehttp://www.4shared.com/file/15578732/285dec6a/Paulo_Freire_-_Acao_Cultural_para_a_Liberdade.html?errorMaxSessions=MAX_IP&cau2=MAX_IP



Paulo Freire - Professora sim, tia naohttp://www.4shared.com/file/17506139/7e62f35a/Paulo_Freire_-_Professora_sim_tia_nao.html?dirPwdVerified=612a5f9b


Pedagogia da Esperanca - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19010927/962b2226/Pedagogia_da_Esperanca_-_Paulo_Freire.html?s=1


Medo e Ousadia - Paulo Freire http://www.4shared.com/file/19010379/1737eb2/Medo_e_Ousadia_-_Paulo_Freire.html?s=1


Paulo Freire - Pedagogia da Indignação http://www.4shared.com/file/17506086/ceb5d37/Paulo_Freire_-_Pedagogia_da_Indignao.html?s=1



Paulo Freire - Pedagogia da autonomiahttp://www.4shared.com/file/17506071/1517d45b/Paulo_Freire_-_Pedagogia_da_autonomia.html?s=1


Paulo Freire Para Educadores - Vera Barretohttp://www.4shared.com/file/19010656/a531c34a/Paulo_Freire_Para_Educadores_-_Vera_Barreto.html?s=1


Sua Visao de Mundo de Homem e de Sociedade - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19010722/ecdffba3/Sua_Visao_de_Mundo_de_Homem_e_de_Sociedade_-_Paulo_Freire.html?s=1


Paulo Freire - Extensão ou comunicaçãohttp://www.4shared.com/file/15578734/c13e495f/Paulo_Freire_-_Extenso_ou_comunicao.html?s=1


A História das Idéias de Paulo Freire e a Atual Crise de Paradigmashttp://www.4shared.com/file/19010002/dba68fa4/A_Histria_das_Idias_de_Paulo_Freire_e_a_Atual_Crise_de_Paradigmas.html?s=1



Conscientização - Paulo Freirehttp://www.4shared.com/file/19010175/b41e6f7/Conscientizao_-_Paulo_Freire.html?s=1


Paulo Freire Vive Hoje Dez Anos Depois - Coletivo de Autoreshttp://www.4shared.com/file/19060613/3172ed1/Paulo_Freire_Vive_Hoje_Dez_Anos_Depois_-_Coletivo_de_Autores.html?s=1

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Rosângela Pires dos Santos - Psicomotricidade http://www.4shared.com/file/39219414/5e325af0/Rosngela_Pires_dos_Santos_-_Psicomotricidade.html?s=1

Jogo Infantil Psicomotricidadehttp://www.4shared.com/file/35482388/48e1d70e/Jogo_Infantil_Psicomotricidade1.html?s=1

Jean Piaget - varios!!!http://www.4shared.com/dir/3562601/2bfbd0a2/Jean_Piaget.html

SAUDE.DOENCA_DO_TRABALHADOR - artigoshttp://www.4shared.com/dir/2861136/93a1b7c3/SAUDEDOENCA_DO_TRABALHADOR.html

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO Física ESCOLAR - Go Tanihttp://www.4shared.com/get/42943372/211c8cf2/Go_Tani_-_introduo_a_educao.html

Atletismo se Aprende na Escola - Oficinas Pedagógicas - Sara Quenzer Matthiesen e Adriano Percival Calvohttp://www.4shared.com/get/24097805/92e5ee4/Atletismo_se_Aprende_na_Escola_-_Oficinas_Pedaggicas_-_Sara_Quenzer_Matthiesen_e_Adriano_Percival_Calvo.html



 Parâmetros curriculares nacionais : Educação Física (1ª a 4ª série)http://www.4shared.com/file/9320697/90f0962/pcns_1a4.html



Parâmetros curriculares nacionais : Educação Física (5ª a 8ª série)http://www.4shared.com/file/9320711/29774c68/pcns_5a8.html


Parâmetros curriculares nacionais: ensino médiohttp://www.4shared.com/file/8094308/96e8b20d/pcns_ensino_medio.html

Diagnóstico clínico postural: um guia práticohttp://www.4shared.com/file/8157224/b0b367d9/postural.html

FONTE: http://educacaofisicalnsousa.blogspot.com/2009/03/muitos-livros-interessantes-para.html

Alteração hormonal provoca ganho de peso em trabalhadores noturnos

Mudança de turno deixa trabalhadores predispostos a comer mais, ganhar peso e desenvolver síndrome metabólica.

Um novo estudo realizado por cientistas brasileiros sugere que trabalhadores noturnos apresentam alterações em funções hormonais que podem deixá-los predispostos a comer mais, ganhar peso e desenvolver síndrome metabólica - um conjunto de fatores de risco cardiovascular que inclui hiperglicemia, hipertensão arterial, obesidade e aumento da circunferência da cintura.

A literatura científica internacional já demonstrava que os trabalhadores noturnos têm mais tendência ao ganho de peso, além de maior risco de apresentar doenças cardiovasculares e outros indicadores de síndrome metabólica.

Mudanças de comportamentos alimentares associadas ao trabalho noturno - incluindo aumento do valor calórico e variações no horário e número de refeições - têm sido apontadas como a mais provável explicação para esse fenômeno.

Estudando os mecanismos biológicos que poderiam estar por trás das mudanças comportamentais, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que os trabalhadores noturnos apresentam alterações em funções hormonais estomacais que regulam a saciação - a sensação de estar satisfeito após a refeição -, o que pode levar ao ganho de peso.

O estudo foi coordenado por Bruno Geloneze Neto, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. “Nossa conclusão é que a função hormonal estomacal de regulação da saciação sofre alteração nas pessoas que trabalham à noite”, disse Geloneze.

De acordo com Geloneze, o estudo foi realizado com um grupo de 24 mulheres, sendo 12 trabalhadoras do turno da noite e 12 trabalhadoras do turno do dia do Hospital das Clínicas da Unicamp. Todas elas tinham índice de massa corpórea entre 25 e 35.

“Estudamos os mecanismos hormonais ligados à saciação e não as diferenças comportamentais. Tomamos o cuidado de trabalhar apenas com pessoas do mesmo sexo, com padrões semelhantes de peso, de atividade física e de condição socioeconômica e cultural, a fim de observar as diferenças relacionadas à variável do turno de trabalho”, disse Geloneze.

Segundo Geloneze, a literatura internacional aponta que os trabalhadores noturnos têm mais riscos de ganhar peso e desenvolver doenças cardiovasculares, associando esse fenômeno a um aumento do consumo calórico.

Mas, até agora, os estudos não haviam desvendado se esse aumento ocorria devido ao estresse causado pela quebra do ritmo biológico ocasionada pela vigília no período noturno ou por um fator de ordem puramente comportamental: como se a falta de estímulos no período noturno levasse a pessoa a comer mais - o que os cientistas suspeitam ser um mito.

“Fomos investigar um aspecto sobre o qual não há dados na literatura: como se comportam os hormônios gastrointestinais que controlam a fome e a saciação. Alguns estudos mostram que existe uma alteração nos níveis de leptina - um hormônio relacionado ao grau de adiposidade - nos trabalhadores noturnos. Mas não se sabia se a leptina se alterava como consequência do ganho de peso ou se era sua causa”, explicou.

As voluntárias foram submetidas a um teste de alimentação padrão, que consiste na ingestão de 515 calorias, com uma dieta hiperproteica e hiperlipídica. As trabalhadoras noturnas foram testadas durante o dia, em jornadas de folga. As trabalhadoras diurnas foram testadas no horário normal.

“Depois da alimentação, estudamos por três horas a produção de insulina e de três hormônios GLP-1 e PY-B36 - ambos com ação anorexígena -, de grelina, um hormônio produzido no estômago e que estimula a fome, e de xenina, hormônio que inibe a fome”, declarou.

No padrão normal de alimentação, pouco antes da refeição, os níveis de grelina se apresentam altos, enquanto os outros três hormônios apresentam níveis baixos. Depois da refeição, por um período de três horas, o GLP-1, PY-B36 e xenina aumentam e a grelina é reduzida.

“Nos indivíduos que trabalham à noite, os padrões de GLP-1 e de PY-B36 se apresentavam semelhantes ao das trabalhadoras diurnas. Mas identificamos uma alteração na produção de grelina entre as trabalhadoras noturnas”, disse.

Normalmente, segundo Geloneze, após a refeição a produção de grelina cai abaixo dos níveis basais. Entre as trabalhadoras noturnas, não houve supressão da grelina depois da alimentação.

“Outra diferença que observamos ocorreu em relação à xenina. Esse hormônio normalmente aumenta após a refeição, contribuindo para a saciação. Mas nas mulheres que trabalham à noite a produção de xenina não subiu”, disse o pesquisador.

Do ponto de vista clínico, houve uma diferença discreta na quantidade de calorias ingeridas, de cerca de 10%. As trabalhadoras noturnas, apesar de terem o mesmo padrão de índice de massa corpórea das outras, tinham também um pouco mais de concentração de gordura no abdome.

“Quando falamos de tratamento da obesidade, precisamos levar em conta que as condições das pessoas são muito heterogêneas e uma abordagem terapêutica única pode ser ineficiente. Agora sabemos que para os trabalhadores noturnos seria preciso ter terapias focadas nesses mecanismos subjacentes, como, por exemplo, drogas que modulem a produção de xenina e grelina”, afirmou.
 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Obesidade atinge 15% das crianças no País (31/10/2011)

Avaliado como epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), excesso de gordura na infância aumenta chances de vida adulta com problemas de saúde

Falta de atividade física e alimentação inadequada. Esses são os grandes responsáveis pela obesidade infantil, condição que se caracteriza pelo excesso de peso nas crianças brasileiras e pode provocar o surgimento de problemas de saúde como diabetes, infecções respiratórias e de pele, problemas cardíacos, excesso de gordura no fígado e má formação dos ossos. “As crianças ganham peso principalmente por terem mal hábitos alimentares e estilo de vida sedentário. Só para se ter uma idéia, quando uma criança come um pacote de biscoitos ela ingere, em média, o equivalente a uma refeição completa, tratando-se de calorias. Porém, ficam muito a baixo do necessário em nutrientes e vitaminas para um crescimento forte e saudável”, explica o médico Giuliano Antonelli.
Outro problema grave causado pelos quilos a mais está no impacto na auto-estima, principalmente se levarmos em conta que 30% das crianças obesas em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto acima do peso. “Isso acontece com certa freqüência pois não temos o hábito de reeducar nossa alimentação. O papel dos pais está em fornecer alimentação balanceada para os filhos, com frutas, verduras, legumes, carne, leite e, claro, desde que seja moderado, doces, sorvetes e frituras”, comenta. “Não se deve privar a criança de comer o que ela gosta, mas deve-se impor limites”.
A falta de atividade física também é um fator importante para o desenvolvimento da obesidade infantil. A criança sedentária tem o dobro da probabilidade de se tornar obeso na fase adulta. Não só no Brasil, mas nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, a obesidade infantil vem crescendo ano após ano. Segundo o Ministério da Saúde de Portugal, 31,5% das crianças de 7 a 9 anos tem excesso de peso e 11,3% são obesas. Com base nos crescentes números, a Organização Mundial de Saúde (OMS), classifica hoje a obesidade infantil como epidemia que traz conseqüências a longo prazo, principalmente doenças cardiovasculares.
“Não é só dentro de casa que há o estimulo para a crescente quantia de crianças acima do peso. Nas escolas, o poder público, seja Estadual ou Municipal, precisa se preocupar com a qualidade da alimentação que é oferecida e realizar um controle nutricional. Para muitas crianças, essa é a primeira e mais importante refeição do dia e precisa ser equilibrada para sustentar e dar energia, sem exageros em gorduras, frituras, açúcares e sal”, enfatiza o endocrinologista.
A reeducação alimentar fica mais fácil com acompanhamento médico e de nutricionista para crianças que estiverem muito acima do peso. Também é importante estimular os pequenos a praticarem esportes, fazer academia ou realizar caminhadas, desde que de modo correto e sempre orientada por um profissional. Quanto antes se começar o controle, antes iremos diminuir o índice da obesidade infantil em milhões de brasileiros.
“Uma dica para evitar a obesidade infantil é que as crianças tenham alimentação colorida e com horários regulares, evitando longos períodos sem alimentação. Os lanches da tarde devem conter leite, frutas, cereais e beber bastante água para manter o corpo sempre hidratado. Devem ser evitados alimentos gordurosos, lanches tipo fast-food, salgados, frituras e refrigerantes”, destaca.
 
Fonte:  A Tribuna 


Retirado do site: http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=130
 

Hidroginástica "2.0" ajuda a evitar risco ligado à osteoporose (1/11/2011)

Pesquisadoras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) apresentaram na última semana um estudo sobre uma forma diferente de hidroginástica. Batizada de HidrOS, ela combina exercícios de força, resistência e equilíbrio, que mostraram bons resultados para prevenir danos ligados à osteoporose.

A prática da hidroginástica oferece baixo risco de lesões. Mas estudos sobre o impacto da hidroginástica convencional sobre a osteoporose são pouco conclusivos, além de não levarem em conta a incidência de quedas.

Na osteoporose, ocorre a uma perda de cálcio dos ossos. Com isso, qualquer queda traz risco de fraturas graves --daí a importância de exercícios que fortaleçam o osso e melhorem o equilíbrio.

Na pesquisa da Unifesp, dois grupos de 44 mulheres na menopausa foram comparados antes e depois de um período de seis meses. O grupo controle não fez atividades físicas regulares. O outro fez uma hora de exercícios na piscina, três vezes por semana. Ambos os grupos receberam suplemento de cálcio e vitamina D.

A HidrOS é uma hidroginástica de alta intensidade. Consiste em movimentos "mais rápidos e mais intensos em menos tempo, só usando a resistência da água ao próprio corpo", explica Linda Moreira Pfrimer [CREF 000199-G/GO], coordenadora do estudo.

O segredo, diz ela, é pouca repetição e muita carga, ou seja, máxima velocidade de movimentos na água, o que fortalece ossos e músculos.

Não houve mudança no grupo controle. Já o grupo que fez a HidrOS apresentou aumento na força do quadril, nos músculos da coluna e na preensão manual.

Antes, 40 mulheres tiveram quedas. Depois de meio ano se exercitando, só dez caíram. "Idoso não precisa de exercício de repetição. Precisa de carga em tempos curtos, que gere força para melhorar o equilíbrio e fortalecer o osso", diz Pfrimer.

 

CREF4/SP promove palestra sobre prescrição de exercícios para diabéticos

O CREF4/SP está com inscrições abertas para a próxima palestra de seu programa "Ciclo do Conhecimento": em 26 de novembro, Pedro Bortz (CREF 002105-G/SP), Ricardo Zanuto Pereira (CREF 008603-G/SP) e Luiz Américo Bravo (CREF 001680-G/SP) vão ministrar palestra sobre o tema “Diabetes: Bases Metabólicas, Comprometimento Cardiovascular e Prescrição”. As palestras do Ciclo acontecem aos sábados, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional, que tem capacidade de 80 lugares.
Podem se inscrever profissionais registrados no CREF4/SP que estejam em dia com suas atribuições estatutárias, que deverão contribuir com dois quilos de alimento não perecível - leite em pó, arroz ou feijão -, entregues no ato de credenciamento, no evento. O material coletado será doado a uma entidade filantrópica.

Publicada em: 24/10/2011 às 12h22m
Autor: Comunicação - CONFEF