segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ovo pode fazer tão mal ao coração quanto cigarro, diz estudo

O consumo da gema pode levar a um aumento no risco de doenças cardíacas, segundo a pesquisa


De acordo com pesquisa da Universidade de Western Ontario, comer gemas de ovos é quase tão ruim para o coração quanto fumar. Para o estudo, os cientistas entrevistaram mais de 1.200 pacientes e descobriram que aqueles que comiam as gemas regularmente durante anos tinham cerca de dois terços do mesmo endurecimento das artérias, como aqueles que fumavam. Isso levaria a um aumento do risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco na vida adulta. As informações são da revista Cosmopolitan.

Porém, os resultados não devem ser uma razão para dispensar o consumo de ovos. Segundo Jennifer Wider, especialista em saúde feminina, pondera que a questão é comer moderadamente, uma vez que estudos indicam que apenas quem consome cerca de quatro gemas por semana está exposto a um risco significativo. Para quem possui um histórico familiar de alto colesterol ou doenças de coração o ideal seria reduzir o consumo de ovos e preferir comer apenas a clara.

Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/23225-ovo-pode-fazer-tao-mal-ao-coracao-quanto-cigarro-diz-estudo

Perguntamos ao Professor Dilmar Pinto Guedes: Hipertrofia emagrece?

 Ele disse que não existe mistério na equação do emagrecimento e que treino de força gasta energia como qualquer outro tipo de treinamento


A prática de atividade física está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e isso faz com que o cenário fitness sofra diversas alterações. Porém, mesmo com toda essa evolução do mercado, o tradicional e tão desejado objetivo de emagrecer ainda continua sendo um dos principais objetivos dos praticantes. Para o professor e membro do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE 9), Dilmar Pinto Guedes, o emagrecimento é como uma equação matemática: nutrição adequada, mais a prática regular de exercícios físicos igual a corpo saudável. e maior qualidade de vida. “Emagrecer não tem segredo, é gastar mais energia e consumir menos”, afirma Dilmar. “Você precisa ter uma nutrição adequada e praticar exercícios, sejam atividades aeróbias, musculação, esportes, lutas, danças, não importa, desde que realize essa equação”, diz.

É possível emagrecer apenas com musculação?

Quando se fala em perder peso, os exercícios aeróbios são os mais procurados. Mas será que apenas esse tipo de treinamento ajuda a perder calorias? De acordo com Dilmar, o treino de força gasta energia como qualquer outro tipo de treinamento. Uma hora de caminhada é capaz de gastar até 300 calorias, o que não deixa de ser similar à musculação, que gasta em média de 250 a 300 calorias por hora. Porém, o grande diferencial para se ter bons resultados é a realização simultânea de uma alimentação adequada, pois assim é possível ter uma maior manutenção da massa muscular. “O mais recomendado é a combinação das atividades aeróbias com a musculação. O foco não deve ser no tipo de treino, e sim, na intensidade dos treinamentos intervalados”, explica, ressaltando que “os melhores marcadores biológicos e moleculares estão relacionados a exercícios mais intensos, que favorecem ainda mais no processo de emagrecimento”.

Benefícios dos programas de treinamento de força

No treinamento de força há o uso regular de pesos livres, máquinas, peso corporal, entre outros métodos que aumentam a força, potência e resistência muscular. Dilmar diz que além da manutenção da massa muscular, o praticante de musculação melhora a sua saúde e qualidade de vida.

Qual a periodicidade ideal para a perda de peso?

O professor alerta que não é adequado treinar os músculos diariamente. Sua recuperação deve estar de acordo com sua intensidade. O adequado é treinar 3 vezes por semana. “O treino de musculação não precisa passar de uma hora, as respostas metabólicas e hormonais são melhores em menos duração e maior intensidade de treinos”, afirma Dilmar.

Homem x Mulher: existe diferença na hora de emagrecer?

De acordo com Dilmar, existem várias diferenças anatômicas, fisiológicas e biomecânicas entre homens e mulheres. Até a concentração da gordura é diferente. O homem tende a ter uma maior concentração de gordura na região do abdome. Já a mulher possui essa concentração nos glúteos e coxas. Os hormônios de cada sexo respondem de formas diferentes, porém as recomendações são sempre as mesmas: dieta mais atividade física.

No ciclo menstrual, a alteração de peso corporal é visível na mulher. Isso ocorre por conta da retenção de líquidos, comum em algumas mulheres nesse período. “É possível considerar que 1kg de água pode equivaler a 1kg de peso, porém a mulher não está engordando e nem emagrecendo, é apenas retenção líquida”, explica Dilmar. Porém, nem toda mulher sente essas variações, vai depender de cada organismo.

Medicamentos e suplementos são uma boa estratégia?

Alguns suplementos podem colaborar sim com o emagrecimento, porém os efeitos colaterais podem ser prejudicais a saúde. Alguns desses efeitos colaterais estão associados a depressão, dores de cabeça, alterações no humor, insônia, falta de ar, euforia, hipertensão, taquicardia, prisão de ventre e até mesmo dependência daquela substância. A maioria defende a ideia de um emagrecimento rápido e Dilmar explica que é uma questão delicada e perigosa. “As drogas que prometem o emagrecimento possuem substâncias simpaticomiméticas, ou seja, que imitam o efeito do sistema nervoso simpático. Essas substâncias estimulam a descarga de adrenalina e isso ajuda no emagrecimento” explica, alertando que “você consegue ver um fígado doente? E um coração doente? Agora, ver que está perdendo medidas e peso é mais fácil e esse resultado faz com que muitos nem percebam que estão denegrindo o seu corpo”.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/academias/23231-perguntamos-ao-professor-dilmar-pinto-guedes-hipertrofia-emagrece