sexta-feira, 21 de setembro de 2012

IATROGENIAS NA ENFERMAGEM: um estudo acerca do estilo de vida e a jornada de trabalho dos profissionais

WENDEL FREN COSTA DOS ANJOS¹
FERNANDO CASTAGNA²


RESUMO


O profissional de Enfermagem possui na sua grande maioria vários vínculos empregatícios, tendo assim pouco tempo destinado ao lazer. O estilo de vida frenético decorre muitas vezes, de necessidades financeiras e manutenção de um padrão social considerável, pois a profissão infelizmente ainda não tem uma jornada de trabalho regulamentada, bem como um piso salarial, fazendo com que o (a) trabalhador (a) estabeleça para si um ritmo rigoroso de atividades dentro das unidades hospitalares. Partindo dessa problemática, esse estudo tem como objetivo, incentivar a importância de ter um bom estilo de vida satisfatório como forma de prevenção de iatrogenias no ambiente hospitalar. Para a realização da pesquisa foi utilizado a técnica de pesquisa documentação direta do tipo investigação ação participativa (IAP), tendo em vista que, é um a técnica de pesquisa onde o pesquisador faz o levantamento dos dados no local da pesquisa. A IAP é um tipo de investigação que vem sendo bastante utilizado pelos pesquisadores pois, através da pesquisa o investigador não apenas identifique o objeto, mas atue sobre o mesmo trazendo uma contribuição. Os resultados apontaram que grande parte dos profissionais de Enfermagem, nas unidades hospitalares, tem uma longa Jornada de Trabalho associado a um estilo de vida sedentário, sendo estes fatores determinantes para a ocorrência de Iatrogenias no ambiente hospitalar, os mesmos compreendem que esses fatores são decisivos para o erro. Os profissionais entrevistados das unidades hospitalares entendem a necessidade de ter um estilo de vida ativo com praticas diárias de exercícios físicos nas atividades diárias, bem como no ambiente de trabalho sendo estes essenciais para a diminuição de casos de iatrogenias nas unidades hospitalares. Acredita-se que contribuímos diretamente com a temática através de discussões com diversos autores que discutem o tema bem como os profissionais que foram entrevistados nas unidades hospitalares, pois mostramos da melhor forma possível a importância do profissional de Enfermagem ter um estilo de vida ativo com prática regular de exercícios físicos para ficarem menos propícios ao erro nas unidades hospitalares.

PALAVRAS-CHAVE: Estilo de vida; Exercício Físico; Iatrogenias; Profissional de Enfermagem.

¹ Formado em Educação Física; Bacharel em Enfermagem; Especialista em Educação Física Escolar; Mestrando em Ciências da Educação.
² Professor Orientador da Monografia; Bacharel em Enfermagem; Tecnólogo em Urgência e Emergência.


Obs: Se quiser obter o trabalho monográfico na íntegra entrar em contato pelo email: wendel_ef@hotmail.com

Att,

Wendel Fren Costa dos Anjos

Tomar café da manhã todo dia evita aumento de peso e faz bem à saúde

A maioria dos brasileiros tem a vida agitada, vive com pressa e sem tempo para fazer coisas simples do dia a dia, como tomar o café da manhã. Mas pular essa refeição pode trazer prejuízos para a saúde e até ajudar a engordar.

Como é a primeira refeição do dia, o café da manhã é importante para quebrar o jejum prolongado após a noite de sono.

Reservar um tempo para essa refeição pode prevenir o ganho de peso e beneficiar a saúde, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern.

Isso acontece porque o hormônio da fome aumenta muito em longos períodos sem comer e, para compensar, a pessoa come mais depois, o que favorece o aumento de peso e faz engordar.

Fora isso, ao acordar, os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos e devem ser repostos para fornecer energia para o resto do dia.

Quando a pessoa fica sem se alimentar, ela fica sem energia e pode ter dificuldade para realizar tarefas durante a manhã.

Além disso, a falta do café da manhã pode também diminuir o desempenho intelectual e a resistência na hora de realizar atividades físicas.
Para mostrar que a falta de tempo não pode ser uma desculpa para não comer pela manhã, a nutricionista Sonia Tucunduva preparou três sugestões de café da manhã para preparar em 5, 10 e 15 minutos.

Para ajudar, ela sugere que a refeição seja planejada e alguns alimentos sejam pré-preparados na noite anterior.

No caso das crianças, algumas adaptações podem ser feitas. Por exemplo, no cardápio para 15 minutos pode ser acrescentado o leite e trocado o iogurte desnatado pelo iogurte integral.

Mas, para as pessoas que estão acostumadas a ficar sem essa refeição, é preciso um pouco de esforço e insistência para mudar os hábitos: acordar cinco minutos antes e comer mesmo sem fome podem ajudar e fazer grande diferença.

Segundo a nutricionista, o café da manhã perfeito precisa ter proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Isso pode ser adquirido na refeição mais comum: o pão com manteiga, o café com leite e uma fruta.

Esses hábitos alimentares se formam quando o indivíduo ainda é pequeno, por isso é importante incentivar as crianças a ampliar o paladar e provar várias opções de alimentos. Isso pode evitar a obesidade infantil, um problema que preocupa não só as mães, mas também os profissionais de saúde e o governo.

Ao longo da infância, as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais são maiores, principalmente por causa do crescimento. Nessa fase, portanto, as deficiências podem ser mais frequentes e suas consequências, mais sérias. Além disso, a fome diminui a habilidade da criança em responder aos estímulos ambientais, prestar atenção e obter informações.

Segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, crianças que tomam café da manhã tendem a ter mais atenção e atitude positiva em relação à escola. A refeição também pode contribuir para a melhora do raciocínio lógico e da capacidade de recordar e memorizar.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/23575-tomar-cafe-da-manha-todo-dia-evita-aumento-de-peso-e-faz-bem-a-saude