terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mitos e verdades da alimentação para ganho de massa muscular

A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS x DROGAS NO ÂMBIENTE ESCOLAR


Wendel Fren Costa dos Anjos¹

INTRODUÇÃO

O município de Lagarto-SE, segundo o IBGE, possui uma população acima de 100 mil habitantes, sendo que 23.141 mil habitantes é constituído de criança e adolescente, o equivalente a 27.83% da população. Percebe-se que, baseados nestes dados, são limitadas as atividades educativas e culturais, existentes no município destinados ao atendimento da população estudantil, deixando-as a mercê de outros caminhos, entre eles, o da droga.

OBJETIVO GERAL
 
Mostrar a importância da utilização das mídias no âmbito escolar como ferramenta de combate as drogas. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elucidar as diversas mídias que podem ser utilizadas como ferramenta educacional; Esclarecer os prejuízos causados pelo uso de drogas; Contribuir para a diminuição de novos casos no tocante ao uso de drogas na adolescência. 

METODOLOGIA

O método adotado neste projeto consiste numa pesquisa descritiva- explicativa que segundo (Gil, 1999, p. 48) diz que “É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas.”, a mesma limitou-se à descrição dos livros e revistas condizentes ao assunto, sem interferir em seu contexto, tendo como objeto de estudo dados coletados de pesquisa bibliográfica, baseando-se nas respectivas definições e conceitos, bem como tendo em vista o ordenamento das informações.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 Diante desse estudo pode-se analisar através de discussões sobre autores que debatem essa temática que a mídia tem um papel fundamental dentro do contexto escolar no que se diz respeito à utilização de drogas entre os adolescentes e que pode influenciar de forma direta na formação de crenças e atitudes. No caso das drogas como o álcool, maconha, Crack observado neste estudo, identificou-se que muitas das vezes o uso da mesma esta associado não só à classe social, mas também a falta de informação acerca dela fazendo com que o adolescente entre nesse mundo recheado de tipos de dependência, e que por não ter o referido conhecimento o mesmo usa para se satisfazer naquele momento de desarmonia social, que é desencadeada muitas das vezes por fatores familiares e por influência de pessoas que se dizem “amigos” o que infelizmente ocorre muito na adolescência. É interessante ressaltar que a mídia, além de ser uma fonte de formação de crenças e atitudes, também pode representar um contexto específico podendo, portanto, refletir o pensamento coletivo em um determinado momento ou influenciar tal pensamento (Ramos 2003). 

CONCLUSÃO
 
Deste modo se faz necessário a inclusão das mídias no contexto escolar para que ocorra um processo de reflexão dos discentes como forma de se trabalhar as drogas lícitas e ilícitas. A utilização das mídias no âmbito escolar serve como um grande instrumento de reflexão dentro desse contexto fazendo com que o adolescente seja o autor desse processo produzindo e adquirindo informações que serão de grande importância não só para ele próprio, mas também para toda comunidade escolar. 

REFERÊNCIAS

BUCHER, Richard. Drogas: O que é preciso saber. São Paulo: Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, 1992.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo; Atlas, 1999.

RAMOS A. Introdução à psicologia social. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.

TIBA, I. Saiba mais sobre maconha e jovens. 3. ed. São Paulo: Ágora, 1993.

THOMPSON Jb. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes; 1995.
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¹Mestrando em Ciências da Educação; Especialista em Educação Física Escolar; Cursando Especialização em Saúde da Família; Bacharel em Enfermagem; Licenciatura Plena em Educação Física. Docente do Colegiado de Educação Física da Faculdade Ages.

Obs: Solicitar o trabalho completo ao autor em: prof.wendel@hotmail.com