Wendel Fren Costa dos Anjos¹
INTRODUÇÃO
O
município de Lagarto-SE, segundo o IBGE, possui uma população acima de 100 mil
habitantes, sendo que 23.141 mil habitantes é constituído de criança e
adolescente, o equivalente a 27.83% da população. Percebe-se que, baseados
nestes dados, são limitadas as atividades educativas e culturais, existentes no
município destinados ao atendimento da população estudantil, deixando-as a
mercê de outros caminhos, entre eles, o da droga.
OBJETIVO GERAL
Mostrar a
importância da utilização das mídias no âmbito escolar como ferramenta de
combate as drogas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elucidar
as diversas mídias que podem ser utilizadas como ferramenta educacional;
Esclarecer os prejuízos causados pelo uso de drogas; Contribuir para a
diminuição de novos casos no tocante ao uso de drogas na adolescência.
METODOLOGIA
O método adotado neste
projeto consiste numa pesquisa descritiva- explicativa que segundo (Gil, 1999,
p. 48) diz que “É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da
realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas.”, a mesma limitou-se à
descrição dos livros e revistas condizentes ao assunto, sem interferir em seu
contexto, tendo como objeto de estudo dados coletados de pesquisa
bibliográfica, baseando-se nas respectivas definições e conceitos, bem como
tendo em vista o ordenamento das informações.
RESULTADOS
E DISCUSSÕES
Diante desse estudo
pode-se analisar através de discussões sobre autores que debatem essa temática
que a mídia tem um papel fundamental dentro do contexto escolar no que se diz
respeito à utilização de drogas entre os adolescentes e que pode influenciar de
forma direta na formação de crenças e atitudes. No caso das drogas como o
álcool, maconha, Crack observado neste estudo, identificou-se que muitas das
vezes o uso da mesma esta associado não só à classe social, mas também a falta
de informação acerca dela fazendo com que o adolescente entre nesse mundo
recheado de tipos de dependência, e que por não ter o referido conhecimento o
mesmo usa para se satisfazer naquele momento de desarmonia social, que é
desencadeada muitas das vezes por fatores familiares e por influência de
pessoas que se dizem “amigos” o que infelizmente ocorre muito na adolescência.
É interessante ressaltar que a mídia, além de ser uma fonte de formação de
crenças e atitudes, também pode representar um contexto específico podendo,
portanto, refletir o pensamento coletivo em um determinado momento ou
influenciar tal pensamento (Ramos 2003).
CONCLUSÃO
Deste modo
se faz necessário a inclusão das mídias no contexto escolar para que ocorra um
processo de reflexão dos discentes como forma de se trabalhar as drogas lícitas
e ilícitas. A utilização das mídias no âmbito escolar serve como um grande
instrumento de reflexão dentro desse contexto fazendo com que o adolescente
seja o autor desse processo produzindo e adquirindo informações que serão de
grande importância não só para ele próprio, mas também para toda comunidade
escolar.
REFERÊNCIAS
BUCHER,
Richard. Drogas: O que é preciso saber. São Paulo: Fundo
Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, 1992.
GIL,
Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo; Atlas,
1999.
RAMOS A. Introdução à psicologia social.
São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.
TIBA, I. Saiba
mais sobre maconha e jovens. 3. ed. São Paulo: Ágora, 1993.
THOMPSON
Jb. Ideologia e cultura moderna. Teoria
social crítica dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes;
1995.
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¹Mestrando em Ciências
da Educação; Especialista em Educação Física Escolar; Cursando Especialização
em Saúde da Família; Bacharel em Enfermagem; Licenciatura Plena em Educação
Física. Docente do Colegiado de Educação Física da Faculdade Ages.
Obs: Solicitar o trabalho completo ao autor em: prof.wendel@hotmail.com
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