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- A prática de exercícios físicos costuma gerar dúvidas relacionadas à
alimentação adequada entre aqueles que almejam o ganho de massa
muscular.
Esses questionamentos acontecem pelo fato do consumo de inúmeros alimentos apresentarem mitos em relação aos benefícios ou prejuízos que podem causar à saúde. Por isso, estão abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns que aparecem no dia a dia dos praticantes de atividade física:
1. Os praticantes de atividade física necessitam de uma alimentação diferenciada?
Verdade. Quando um indivíduo inicia a prática de atividade física ocorre aumento do gasto energético, tornando as necessidades nutricionais diferentes daquelas destinadas às pessoas sedentárias. A alimentação com carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais em quantidades adequadas são importantes não apenas para fornecer energia como também para preservar a massa muscular, maximizar a utilização e transporte de oxigênio e regular os processos metabólicos decorrentes do exercício. Mas para que a nutrição seja uma aliada ao desempenho físico, é importante a correta hidratação e o treinamento específico para o objetivo de cada pessoa.
2. O consumo de soja atrapalha o ganho de massa muscular?
Mito. A soja é uma fonte de proteína vegetal de alto valor biológico, ou seja, apresenta todos os aminoácidos essenciais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a soja é uma proteína completa. Dessa forma, assim como a proteína animal, a soja também é uma alternativa aos praticantes de atividade física. Pois é a única proteína vegetal que contém quantidades adequadas de aminoácidos com funções anabólicas, como arginina e glutamina. Além disso, apresenta grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada como isoleucina, leucina e valina, que servem como fonte de energia durante o exercício, poupador e provedor de massa muscular durante e após o treino. Dentre as diversas maneiras de consumo da soja, as bebidas à base de soja oferecem facilidade e segurança no consumo.
3. Ganhar massa muscular só é possível com o uso de suplementos?
Mito. Uma alimentação equilibrada contém todos os macronutrientes necessários para ganho de massa muscular e aliada ao treino correto pode levar a esse ganho sem a necessidade do uso suplementos. A maioria dos suplementos é composta por um nutriente exclusivo, como carboidratos, proteínas e/ou uma combinação de aminoácidos, e não por uma combinação equilibrada de nutrientes como acontece na alimentação. Por isso, antes de iniciar o uso de suplementos, é necessário procurar um nutricionista para realizar avaliação individual física e da dieta, para desta forma, identificar a necessidade ou não do uso de suplementos alimentares.4. Para o ganho de massa muscular, apenas o consumo de proteínas é necessário no pós-treino?
Mito. Após a atividade física é necessário repor o glicogênio muscular para a preservação da massa magra, o que só é atingido com quantidades adequadas de carboidratos e proteínas. Os carboidratos são fonte de energia e repõem o glicogênio perdido, enquanto as proteínas fornecem aminoácidos para síntese e reparo do tecido muscular. O ideal é que a refeição pós-treino aconteça de 30 a 60 minutos após o término da atividade e seja composta por um mix de carboidratos e proteínas, capazes de tornar a recuperação muscular mais rápida.
5. A ingestão de líquidos auxilia no desempenho durante a atividade física?
Verdade. A desidratação pode comprometer o desempenho durante o exercício físico. Dessa forma, é importante ingerir líquidos antes, durante e depois do treino para equilibrar as perdas de fluidos e eletrólitos que acontecem através do suor. Recomenda-se a ingestão de aproximadamente 500ml de líquidos 2 horas antes do exercício; durante o exercício, em intervalos regulares e de acordo com a sede. Após o exercício, a ingestão deve ser cerca de 450ml a cada 500g de peso perdido . Já em exercícios que apresentam duração superior à uma hora, é importante a ingestão de bebidas com adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos, pois permitem a manutenção de energia para continuidade do exercício físico e previnem a perda de minerais.
REFERÊNCIA:
1. American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Am Diet Assoc. 2009;109:509-527.
Artigo publicado por AdeS- Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/especiais/brand-channels/ades/26226-mitos-e-verdades-da-alimentacao-para-ganho-de-massa-muscular
Esse blog foi construído para postagem de assuntos relacionados a área de Enfermagem / Educação Física, e para meus alunos ficarem inteirados nos assuntos trabalhados em sala de aula e assuntos da atualidade na área da educação e saúde...
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Mitos e verdades da alimentação para ganho de massa muscular
A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS x DROGAS NO ÂMBIENTE ESCOLAR
Wendel Fren Costa dos Anjos¹
INTRODUÇÃO
O
município de Lagarto-SE, segundo o IBGE, possui uma população acima de 100 mil
habitantes, sendo que 23.141 mil habitantes é constituído de criança e
adolescente, o equivalente a 27.83% da população. Percebe-se que, baseados
nestes dados, são limitadas as atividades educativas e culturais, existentes no
município destinados ao atendimento da população estudantil, deixando-as a
mercê de outros caminhos, entre eles, o da droga.
OBJETIVO GERAL
Mostrar a
importância da utilização das mídias no âmbito escolar como ferramenta de
combate as drogas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elucidar
as diversas mídias que podem ser utilizadas como ferramenta educacional;
Esclarecer os prejuízos causados pelo uso de drogas; Contribuir para a
diminuição de novos casos no tocante ao uso de drogas na adolescência.
METODOLOGIA
O método adotado neste
projeto consiste numa pesquisa descritiva- explicativa que segundo (Gil, 1999,
p. 48) diz que “É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da
realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas.”, a mesma limitou-se à
descrição dos livros e revistas condizentes ao assunto, sem interferir em seu
contexto, tendo como objeto de estudo dados coletados de pesquisa
bibliográfica, baseando-se nas respectivas definições e conceitos, bem como
tendo em vista o ordenamento das informações.
RESULTADOS
E DISCUSSÕES
Diante desse estudo
pode-se analisar através de discussões sobre autores que debatem essa temática
que a mídia tem um papel fundamental dentro do contexto escolar no que se diz
respeito à utilização de drogas entre os adolescentes e que pode influenciar de
forma direta na formação de crenças e atitudes. No caso das drogas como o
álcool, maconha, Crack observado neste estudo, identificou-se que muitas das
vezes o uso da mesma esta associado não só à classe social, mas também a falta
de informação acerca dela fazendo com que o adolescente entre nesse mundo
recheado de tipos de dependência, e que por não ter o referido conhecimento o
mesmo usa para se satisfazer naquele momento de desarmonia social, que é
desencadeada muitas das vezes por fatores familiares e por influência de
pessoas que se dizem “amigos” o que infelizmente ocorre muito na adolescência.
É interessante ressaltar que a mídia, além de ser uma fonte de formação de
crenças e atitudes, também pode representar um contexto específico podendo,
portanto, refletir o pensamento coletivo em um determinado momento ou
influenciar tal pensamento (Ramos 2003).
CONCLUSÃO
Deste modo
se faz necessário a inclusão das mídias no contexto escolar para que ocorra um
processo de reflexão dos discentes como forma de se trabalhar as drogas lícitas
e ilícitas. A utilização das mídias no âmbito escolar serve como um grande
instrumento de reflexão dentro desse contexto fazendo com que o adolescente
seja o autor desse processo produzindo e adquirindo informações que serão de
grande importância não só para ele próprio, mas também para toda comunidade
escolar.
REFERÊNCIAS
BUCHER,
Richard. Drogas: O que é preciso saber. São Paulo: Fundo
Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, 1992.
GIL,
Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo; Atlas,
1999.
RAMOS A. Introdução à psicologia social.
São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.
TIBA, I. Saiba
mais sobre maconha e jovens. 3. ed. São Paulo: Ágora, 1993.
THOMPSON
Jb. Ideologia e cultura moderna. Teoria
social crítica dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes;
1995.
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¹Mestrando em Ciências
da Educação; Especialista em Educação Física Escolar; Cursando Especialização
em Saúde da Família; Bacharel em Enfermagem; Licenciatura Plena em Educação
Física. Docente do Colegiado de Educação Física da Faculdade Ages.
Obs: Solicitar o trabalho completo ao autor em: prof.wendel@hotmail.com
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